Emprego Mercado de Trabalho para quem tem Curso Tecnico

Saiba como Curso técnico aumenta chance de uma vaga no mercado de trabalho

No Rio de Janeiro, 70% dos alunos que se formaram num curso técnico conseguiram emprego no primeiro ano depois da escola.

 

Para quem está procurando o primeiro emprego ou uma qualificação, os cursos técnicos podem ser um atalho. No Rio de Janeiro, a maioria dos alunos sai do curso com vaga garantida

Vestir o jaleco branco é um orgulho para a estudante do curso técnico de enfermagem Ana Carolina Bastos. Depois de um semestre de aulas, ela já tem estágio garantido e passou num concurso público graças ao curso técnico que está fazendo. Entrar não foi fácil. “O curso que eu escolhi, que é enfermagem, ele exige muita atenção e responsabilidade pois estamos trabalhando com vidas”, diz.

“Eu estudo de manhã normal numa escola pública, e de tarde, de noite eu vou para o curso”, diz outra estudante.

A chance de ter logo uma profissão e um ensino de qualidade tem atraído muitos alunos de escolas particulares.

Para muitos, o trabalho técnico pode até ajudar a bancar a faculdade depois. “Ganhar uma experiência de vida para poder ir para a faculdade um pouquinho melhor”, diz Mateus Silva Ribeiro, de 17 anos.

Mas esse entusiasmo poderia contagiar muito mais gente. Das 54 milhões de pessoas que poderiam cursar o técnico de nível médio no Brasil, só pouco mais de dois milhões seguiram esse caminho. Dá menos de 4% no último levantamento do IBGE.

“Quando você vai para a Europa, você encontra os países, entre Portugal, Espanha e Alemanha numa faixa que vai que vai de 30% a 50%. Ou seja, nós estamos numa situação desconfortável do ponto de vista estatístico no que diz respeito à preparação do jovem para uma cidadania mais plena, que passa pela sua profissão”, afirma o Presidente das escolas Técnicas de ensino técnico Claudio Filho.

As coisas podem até vir de bandeja, mas, por trás de todos os produtos e serviços que consumimos no dia a dia, existe a necessidade de profissionais que dominem o ofício. E é dessa necessidade que nascem os cursos técnicos.

Moldar um profissional qualificado que ajude a melhorar a produtividade do país é o objetivo dos cursos técnicos. E a notícia mais quente é que 70% dos alunos que se formaram no Rio de Janeiro conseguiram emprego no primeiro ano depois da escola.